Header Ads

Entre na academia sem medo de ser feliz!

A matricula na academia é o primeiro e grande passo para vencer a preguiça!  E se o problema agora for encarar o mundo novo que te espera, cheio de pessoas saradas e habituadas com a prática de exercícios, aparelhos, as aulas e até mesmo a timidez ao entrar em um ambiente desconhecido, siga alguns passos importantes pra que não se sinta "um peixe fora d´água:

Avalie seu condicionamento físico
A tecla é sempre batida pelos profissionais da área pela importância que tem: não dá para começar nenhuma atividade física sem antes checar o seu nível de aptidão . Para isso, o exame médico e a avaliação física, geralmente exigidos pelas academias na hora da matrícula, são essenciais. Com o raio-X do seu condicionamento físico, o professor consegue traçar o treino certo para você atingir seus objetivos.

O papel do professor
Na musculação, ele é o responsável pelas séries de exercícios que você vai fazer a cada mês. Depois de verificar quais são seus objetivos, ele formula um treino adequado ao seu perfil e te ensina a realizar os movimentos.  Quando você pega bem a prática, o profissional está ali para acompanhar seus exercícios e te atender, caso você tenha alguma dúvida. Mas, sossegue, ele não vai passar o treino todo ao seu lado. A função do professor é regular a aparelhagem quando o aluno precisa e ficar de olho na realização dos movimentos. Já nas aulas em grupo, não resta muita dúvida: o professor ensina as movimentações e os alunos repetem as séries, orientados pelo profissional. E não se preocupe com a sua aptidão. O professor direciona o foco da aula para freqüentadores iniciantes, intermediários e avançados.

Fique de olho na sua conduta
  • No vestiário, por exemplo, use o armário apenas quando estiver dentro da academia, sem deixar seus pertences lá, de um dia para o outro. A maioria das academias tem armários rotativos. Basta usar um cadeado quando guardar suas coisas e, depois do treino, deixar livre para o próximo aluno.
  • Carregue sempre uma toalhinha com você para enxugar o suor ao realizar os exercícios. Se mesmo assim você molhar os aparelhos que usar, recorra à flanela ou aos papéis descartáveis oferecidos pela academia para deixar tudo em ordem e higienizado para o próximo.
  • Mais uma regrinha  do bom convívio na academia diz respeito à organização. Quando precisar se exercitar com os halteres, coloque-os de volta em seu lugar, respeitando a carga de cada um.

Invista nos acessórios certos
O tênis está no topo da lista de acessórios importantes para praticar exercícios. Não precisa ser um tênis caro, mas é importante buscar um modelo confortável e adequado para o tipo de atividade que você vai praticar. Eles devem ser os mais leves possíveis, feitos de tecidos de fácil respiração.  Abandone a idéia de usar agasalhos pesados para se exercitar e emagrecer mais rápido. O corpo precisa respirar .

Atalho para amizades
O melhor jeito de se enturmar na academia é freqüentar as aulas de ginástica. Na hora de suar a camisa, os alunos interagem entre si e o clima é estimulante.  Converse com o instrutor sobre assuntos diversos. Conhecendo alguns dos seus gostos, ele vai te inserir em grupinhos parecidos com você e vai saber quais aulas te recomendar .

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário