Header Ads

Adolescencia e o Esporte

http://cdn.doutissima.com.br/wp-content/uploads/2014/03/ados-course.jpg

A adolescência é um período de transição do desenvolvimento humano entre a infância e a idade adulta. Neste período da vida as alterações hormonais dão início a puberdade e são altamente relevantes, há também um surto de crescimento, ou seja, crescimento acelerado de peso, altura juntamente com o desenvolvimento muscular e esquelético. Ocorre nesta fase o crescimento de caracteres sexuais primários e secundários. No que tange aos pais, os pares, os amigos próximos a moradia, a qualidade de ensino, esportes, todos influenciam de alguma forma o desempenho educacional do indivíduo que esta passando pela adolescência. A condição socioeconômica é um fator relevante que tende a afetar a afetar as relações familiares, a qualidade da escolarização, as oportunidades de atividades extracurriculares e lazer (PAPALIA; OLDS, 2000).

Na adolescência o esporte assume um importante papel, pois ajuda no desenvolvimento global do indivíduo e é uma importante ferramenta de inclusão social e pode aproximar familiares, bem como auxilia no desenvolvimento físico e emocional. Da mesma forma que o indivíduo se desenvolve em etapas, no esporte o sujeito precisa de um tempo significativo para atingir seu rendimento máximo para adquirir os aprendizados necessários na modalidade que se propõe a praticar.

Miranda e Bara Filho (1998) afirmam que a preparação ideal no esporte leva vários anos até que o sujeito atinja de forma gradual e dentro de suas capacidades seu melhor desempenho. Neste tempo são desenvolvidos treinamentos técnicos, táticos, psicológicos que buscam desenvolver o melhor do atleta dentro da sua modalidade. Observa-se, como citam os autores que, em alguns casos, de forma despretensiosa, características psicofísico/social são postas de lado e acaba-se prejudicando o desenvolvimento de um esportista completo que usufrua de forma integral todos os benefícios do treinamento esportivo.

No esporte o adolescente tem a oportunidade de explorar novas maneiras de desenvolver-se como individuo e atleta com base no desenvolvimento de suas características físicas, psicológicas, intelectuais, etc. O crescimento que o esporte irá proporcionar ao adolescente é baseado em seus desejos pessoais. Um jovem que procura um esporte o faz por determinados motivos, os quais devem ser amplamente investigados por pais, treinadores e outros profissionais envolvidos. De acordo com Korsakas "toda prática esportiva oferecida às crianças e aos adolescentes é permeada por ações adultas – dos pais, dos dirigentes, dos professores, dos técnicos, dos árbitros; todos interferem de alguma forma nas experiências esportivas de seus praticantes" (2002, pg. 41). Isto porque, quando os mesmos buscam se informar do que motiva o indivíduo a praticar o esporte torna-se muito mais simples otimizar o treinamento. É fundamental visar o bem-estar o jovem no esporte de forma positiva e prazerosa (MIRANDA; BARA FILHO, 2008; BECKER JUNIOR, 2008).

Fonte

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .