Header Ads

Treino para perder peso: com bola suíça e halteres




O circuito deverá ser feito pelos iniciantes duas vezes, fazendo 15 repetições de cada exercício.
As pessoas no nível intermediário farão 2 vezes o circuito com 20 repetições de cada exercício.
Os avançados farão 3 vezes o treino completo com 20 repetições de cada exercício.
O intervalo de descanso é de 30 segundos entre cada exercício.

1º exercício: abdominal na bola

Equipamento: fitball (bola suíça)

Mantenha a coluna lombar e parte da coluna toráxica apoiadas na bola. Faça a flexão de tronco. Suba e desça controlando bem o movimento. Atenção! Apoie sua nuca nas mãos ou mantenha os braços cruzados na frente do peitoral, mas tome cuidado para flexionar a cervical em excesso. Mantenha o olhar levemente para cima, assim manterá uma boa postura.

Iniciante: sem carga

Intermediário: segurar uma anilha ou o halter de 2kg a 3 Kg na frente do peitoral ou atrás da cabeça

Avançado: segurar uma anilha de 5Kg a 10 Kg (progrida a carga respeitando o limite do seu organismo. Sentir musculaturas que não estão envolvidas no movimento do exercício e sentir dor nas articulações, principalmente cervical e lombar, são sinais de carga muito pesada)

2º exercício: saltar de um lado para o outro

Equipamento: algo para delimitar: uma corda, um barbante

Salte de um lado para o outro, caindo com os dois pés, movimento leve dos braços acompanhando o movimento. Amortecer a queda flexionando os joelhos. Atenção! Amorteça a queda controlando-a com a flexão dos joelhos. Esse é um exercício intenso. Obedeça a seus limites e flexione os joelhos na queda para amortecê-la!

Sem carga em todos os níveis!!!

3º exercício: afundo com a bola

Equipamento: bola (caso não a tenha, faça sem materiais. Nas séries intermediárias e avançadas use halteres)

Com as costas, apoie a bola em uma parede. Deixe o pé da frente totalmente apoiado no chão e o de trás apoiar somente a ponta dos pés. Desça e suba apoiada nas costas. Flexione os joelhos mantendo a coluna ereta. Troque as pernas de posição e repita o exercício. Atenção! Não deixe seu joelho ir à frente, obedeça a linha final do pé.

Iniciante: sem carga. Fazer uma flexão parcial, com o fortalecimento desça um pouco mais

Intermediário: segurar halteres, garrafa pet ou saquinho de feijão de 2-3 kg

Avançado: 5Kg a 8 Kg (progrida a carga respeitando o limite do seu organismo. Sentir musculaturas que não estão envolvidas no movimento do exercício e sentir dor nas articulações são sinais de carga muito pesada)
4º exercício: bíceps em pé

Equipamento: halteres ou 2 sacos de mantimentos ou 1 garrafa pet (encha com areia ou água, pese as duas para que mantenha o mesmo peso em ambas)

Em pé, deixe as pernas afastadas e os joelhos levemente flexionados. Segure um halter em cada mão virada para fora. Flexione os cotovelos sem desgrudar os braços do corpo. Atenção! Mantenha o abdômen contraído. Controle a descida dos pesos, desça mais devagar e suba mais rápido (a descida é a mais importante nesse exercício, por isso faça-a devagar).

Iniciante: usar halteres, garrafa pet ou saquinho de feijão de 1-2 kg

Intermediário: halteres, garrafa pet ou saquinho de feijão de 3-4 kg

Avançados: 4Kg a 6 Kg (progrida a carga respeitando o limite do seu organismo. Sentir musculaturas que não estão envolvidas no movimento do exercício e sentir dor nas articulações são sinais de carga muito pesada).

5º exercício: agachamento com elevação de braços à frente- elevação frontal com halteres

Equipamento: halteres ou 2 sacos de mantimentos ou 1 garrafa pet (encha com areia ou água)

Com as pernas afastadas, flexione os joelhos e eleve os braços simultaneamente, estenda e abaixe os braços.Atenção! Deixe o abdômen contraído para manter a coluna estável e projete o quadril atrás como se fosse sentar em uma cadeira. O movimento é conjunto e coordenado, concentre-se!

Iniciante: usar halteres, garrafa pet ou saquinho de feijão de 1 kg

Intermediário: segurar halteres, garrafa pet ou saquinho de feijão de 2-3 kg

Avançados: 3 Kg a 6 Kg (progrida a carga respeitando o limite do seu organismo. Sentir musculaturas que não estão envolvidas no movimento do exercício e dor nas articulações são sinais de carga muito pesada).

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário