Header Ads

O que é o Parkour?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRDA9a6LoSnVEUKdSsdZTxHfKaX2yZuWL9G60WWaMTXuowBkSRPgcFuM2AsrdM6h0Za6K7uffoNcbOVYDFH700Z1QGo0bWv4cdmfUiipn681Y2zVNBRmqwzneo5PmYuu1c6z5PUejy2nk/s1600/parkour5.jpg

O Parkour, também conhecido como Le Parkour, é uma atividade que tem por objetivo mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente possível. É uma disciplina na qual os praticantes usam principalmente as habilidades do corpo humano para passar obstáculos. A atividade pode ser praticada em áreas urbanas e rurais. Os obstáculos a serem superados podem ser qualquer coisa no ambiente circundante, desde ramo de árvores e pedras, até grades e paredes de concreto.

O parkour é uma atividade física de difícil categorização. Não é um esporte radical, mas uma disciplina semelhante à autodefesa nas artes marciais, já que o seu foco consiste na prática de eficientes movimentos, que desenvolve corpo e mente para superar obstáculos em uma emergência. Disciplina esta que requer muita concentração e dedicação, em razão do risco que o praticante pode correr ao executar uma técnica errônea.

Embora o parkour não seja um esporte de pular prédios, neste são aprendidas técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceurs e mulheres como traceuses.

O parkour surgiu na década de 80, na França, criado por David Belle. Este, inspirado nas técnicas que seu pai, um dos combatentes da Guerra do Vietnã, utilizara durante a mesma, adaptou-as e as nomeou "Le Parkour" (O Percurso). O parkour passou então a ser propagado a partir da dedicação e tempo dispensados por David durante seus treinos.

No Brasil, a história do parkour iniciou no ano de 2004, quando jovens de São Paulo e Brasília começaram a praticá-lo e a estudar sua filosofia.

Fonte



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário