Header Ads

A história do Futebol



O futebol possivelmente está entre os esportes mais populares do mundo. É praticado em muitos países do mundo e desperta um enorme interesse tendo em vista sua atraente forma de disputa.

Embora não se saiba muito sobre como surgiu o futebol, alguns historiadores descobriram vestígios de jogos de bola em diversas civilizações antigas. Estes jogos não eram futebol, pois não tinham as regras definidas como existe hoje, no entanto, estas descobertas já demonstram o interesse do homem por este esporte desde tempos antigos.

O futebol se tornou popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que em qualquer espaço crianças e adultos possam se divertir, seja na rua, na escola, no campinho do bairro ou até no quintal de casa. Na realidade são vários os locais em que se pratica o futebol, até pouco tempo um esporte tipicamente masculino e que hoje vem sendo invadido com méritos pelo sexo feminino.

O futebol tem sua origem na CHINA ANTIGA, por volta de 3000 a.C. Na verdade os militares chineses praticavam um jogo que era um treino militar. Após os jogos formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças foram substituídas por bolas de couro, que no entanto eram revestidas de cabelo. Eram formados dois grupos com oito jogadores que tinham o objetivo de passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas e ligadas por um fio de cera.

No JAPÃO ANTIGO foi criado um esporte parecido com o futebol atual e se chamava Kemari. Era praticado por integrantes da corte do imperador japonês, acontecia em um campo de cerca de duzentos metros quadrados e a bola era feita de fibras de bambu. Era proibido o contato físico entre os 16 jogadores, sendo oito para cada lado.

Na GRECIA ANTIGA foi criado o Episkiros. Neste jogo, soldados dividiam-se em duas equipes de nove jogadores e jogavam em um terreno de forma retangular. Na cidade grega de Esparta, militares gregos usavam como bola uma bexiga de boi cheia de terra e o campo era grande, já que as equipes eram formadas por quinze jogadores.

Na ITÁLIA MEDIEVAL surgiu um jogo denominado de gioco del cálcio, era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para o jogo os problemas que tinham quase todos de ordem social. O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II decretou uma lei proibindo a prática do jogo. Porém o jogo não terminou, pois os integrantes da nobreza criaram uma versão com regras que não permitia a violência. Nesta versão cerca de doze juízes fariam cumprir as regras do jogo.

Na Inglaterra chegou o gioco de cálcio, que segundo alguns pesquisadores saiu da Itália e chegou à Inglaterra por volta do seculo XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol.

A bola era de couro e enchia-se com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando.

No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. Em 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro), que seria o único que poderia colocar as mãos na bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi criado o pênalti para punir falta dentro da área. Apenas em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.

O profissionalismo foi criado em 1885 e no ano de 1897, uma equipe Inglesa denominada Corinthians fez a primeira excursão fora da Europa e foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association), que organiza até hoje o futebol em todo o mundo, organizando inclusive os grandes campeonatos internacionais inclusive a Copa do Mundo.

No Brasil o futebol foi introduzido por Charles Miller que viajou para a Inglaterra com nove anos para estudar. Lá tomou contato com o futebol e ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em S Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa.

O primeiro time fundado no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888. No início o futebol era praticado apenas por pessoas da elite sendo proibido a participação de negros.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário