Header Ads

Cuidados na hora de contratar um Personal Trainer


Atualmente o termo "personal" está dando um certo status para uma profissão conhecida há muito tempo: o velho, mas eficiente, professor particular.
Hoje em dia, temos professores particulares para quase todo tipo de coisa, até para aprender a se vestir! Mas vou falar particularmente do personal trainer, que é o professor de educação física, mas com especialização na área de treinamento individual ou personalizado. Digo eficiente, porque normalmente as pessoas procuram o particular quando percebem que não estão tendo resultados satisfatórios numa aula normal ou digamos, coletiva.

Realmente por mais competente que seja o professor, não é possível dar total atenção a cada aluno, de uma turma de 10 ou mais indivíduos. E é aí que está a diferença: o personal trainer estará lhe dando atenção exclusiva o tempo todo. Quanto mais tempo juntos, mais informações vocês estarão trocando e assim, mais dados a seu respeito ele vai ter. Isso é muito importante e vai permitir que ele lhe oriente de forma muito mais abrangente, considerando inclusive, seu estado psicológico, seu humor, etc. A partir daí que os resultados serão mais facilmente alcançados. Para que o professor chegue a esse ponto, é claro que é necessário que haja muita confiança entre professor/aluno.

Como contratar então, uma pessoa em quem você vai confiar seu corpo e sua saúde? Alguém para lhe ensinar a conhecer e cuidar de si mesmo?
Uma escolha mal feita pode acarretar danos à sua saúde e com a abertura desse mercado, infelizmente, muitos sem a qualificação necessária, estão oferecendo esse serviço.

Por isso antes de qualquer contratação, certifique-se que o professor tem formação universitária em Educação Física, especialização em "personal training" e verifique suas referências. Você também pode consultar o Conselho Federal de Educação Física.
O personal trainer deve ter conhecimento nas áreas de anatomia, fisiologia do exercício, biomecânica, avaliação física, psicologia do esporte, e conhecimento específico para a prescrição de exercícios para grupos especiais (como cardíacos, hipertensos, obesos, etc).

Deve estar preparado para trabalhar com as necessidades específicas de cada um e respeitando suas individualidades biológicas; fazer um trabalho multidisciplinar, sempre em conjunto com o médico, o nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo ou qualquer outro profissional da área da saúde que seja necessário dentro dos objetivos do aluno.
O personal trainer não exige lugar específico para trabalhar, e nem promete resultados milagrosos. Deve ser um bom ouvinte e estar sempre atento as suas solicitações.
Quem contrata um personal é porque não está contente com sua forma física, qualidade de vida, ou não tem tempo de ir a uma academia, não gosta, tem poucos horários disponíveis ou precisa de muita motivação, por todas essas razões o personal não deve ser do tipo que falta, cancela ou transfere as aulas a toda hora.
Mesmo que seu objetivo seja só a estética, ele deve montar seu programa, colocando sua saúde em primeiro lugar.
É aconselhável fazer um contrato de prestação de serviços, onde constará, número de aulas na semana, duração, horários, valores e todos os detalhes que ambos, professor e aluno, acharem necessário, pois muitas vezes, cria-se também uma relação de amizade e ambas as partes acabam sem coragem de cobrar algo que foi combinado e que não esteja sendo cumprido.
Essa relação de amizade é muito gratificante, mas não deve interferir na relação profissional.
Além de ensinar os exercícios, o personal trainer deve passar noções de consciência corporal e mostrar ao aluno como e o que está acontecendo com seu corpo.
As aulas devem sempre proporcionar bem-estar e qualidade de vida. O professor deve estar ligado em você todo o tempo e por esse motivo os resultados são, no mínimo, 30% mais eficientes.
O bom profissional está sempre atualizado e embasado em pesquisas científicas.
Apesar da aparência não refletir a competência de uma pessoa, o professor deve manter-se ativo, em boa forma física e vestido adequadamente, afinal o aluno se espelha no professor!

Serviço de personal trainer em geral inclui

- A escolha do horário conforme a necessidade do cliente

- A montagem do programa

- O acompanhamento

- As orientações totalmente individualizadas

- As modificações necessárias feitas a cada aula, ou seja, estar sendo avaliado a cada dia

- Variar as modalidades sem perder seu objetivo

- Geralmente o personal tem todo o material necessário (colchonete, bola, halteres, barrinhas, caneleiras, frequencímetro, elásticos, etc). Os elásticos são ótimos substitutos dos pesos, pois eles oferecem uma resistência graduada, do leve ao bem forte, e é possível utilizá-los para uma grande variedade de exercícios. Fica faltando apenas os aparelhos para exercícios aeróbios (esteira ou bicicleta), mas que serão feitos na ruas, parques, praças...

- Variar os locais de treino (em casa, no clube, na praça)

- Ter sempre uma pessoa para incentivá-lo, motivá-lo, fazendo com que você não perca as aulas mesmo quando não estiver com muita disposição

- Finalmente a possibilidade de exclusividade, um professor que pode acompanhá-lo em viagens ou sempre disponível no caso de horários irregulares


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário