Header Ads

Novidades das academias para verão 2011/2012

A cada ano, novas modalidades de exercícios surgem nas academias de ginástica, com o objetivo de entreter o aluno e fazê-lo manter a boa forma de maneira divertida. Atualmente, aulas lúdicas e antiestresse reinam nas salas do Rio de Janeiro. Para quem quer emagrecer até o verão, uma das grandes novidades é ficar suspenso por fitas presas no teto. Em média, gastam-se até 500 calorias em 50 minutos de exercício.

suspension core (Foto: Carolina Lauriano / G1)

A atividade usa aparelhos importados dos Estados Unidos e se chama Suspension Core. Na Bodytech da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, a aula começou a ser oferecida há cerca de um mês e, segundo os professores, fica lotada e com lista de espera.

Com dez ganchos fixados no teto - o que só permite que um professor e nove alunos façam a aula – a sala, quando cheia, mais parece mais uma cama de gato. Para os mais entendidos, o exercício é uma evolução do TRX, um treinamento feito em suspensão. Agora, com os aparelhos da aula nova aula, é possível fazer o movimento de rotação, além de mudar a altura do cabo.

suspension core (Foto: Carolina Lauriano / G1)

A carga é o próprio peso do aluno. O abdômen, principal alvo dos interessados em perder peso, é uma das partes do corpo mais trabalhadas durante as aulas. Além de gasto calórico, a atividade trabalha consciência corporal, amplitude, equilíbrio e força.

"É uma aula muito dinâmica, chama a atenção porque você fica suspenso, preso por uma corda, isso atrai as pessoas, foge do padrão de peso. É diferente de tudo que já se viu em academia", explicou Eduardo Netto, diretor técnico da rede.

Outra aposta da Bodytech para a queima de calorias é o Sportwall, uma parede com sinais luminosos que devem ser apertados com as mãos, os pés ou com bolas de diferentes tamanhos. A cada acerto ou erro, um som é emitido do grande painel, que conta com quatro tipos de jogos, com oito níveis cada um. O exercício possibilita a realização de uma série de atividades em circuito, além de gincanas, já que há pontuações.

Sportwall (Foto: Carolina Lauriano / G1)

Segundo Eduardo Netto, atualmente o exercício é oferecido durante as aulas de esporte com crianças e adolescentes, mas a expectativa é que professores incluam a atividade em treinamentos individualizados, com personal trainer. A previsão é que em novembro adultos já possam aderir à novidade.

"No Dia dos Pais eu trouxe pais e filhos e os adultos pareciam estar mais animados do que as crianças", contou o coordenador de esporte da academia, Carlos Eduardo Dalvi de Souza.

Boxe Fitness (Foto: Carolina Lauriano / G1)

Saco de pancadas
Para quem quer aliar emagrecimento à atividade antiestresse, a dica é a aula de boxe fitness, que usa técnicas do boxe tradicional - em um trabalho sem muito contato físico entre os alunos - com o dinamismo de uma aula aeróbia. Na sala, luva de soco, saco de pancada e corda.

"O gasto calórico é muito subjetivo, difícil de ser feito, mas eu diria que o valor é similar a uma aula de spinning. O boxe fitness é como queimar caloria de forma divertida, prazerosa, unindo estímulos para o corpo e a mente, para combater o estresse", explica Marco Antônio Ferreira, diretor técnico da Academia da Praia.

O lançamento da nova técnica foi feito pelo campeão mundial Acelino Popó Freitas no sábado (8).Os alunos da Academia da Praia poderão iniciar os treinos a partir de novembro.

De acordo com Marco Antônio, alunos de 8 a 80 anos podem fazer a aula. "São vários estímulos orgânicos diferentes aliados à muita diversão. O objetivo não é só gasto calórico, mas também fazer o bem a mente. A grande aposta da gente é o equilíbrio. A aula tem aquecimento, abdominais e movimentos básicos do boxe, sem muito contato físico, que é o lado da luta. Você pode dar pancadas à beça, você extravasa o estresse", explicou.

spinning plus (Foto: Divulgação)

Spinning turbinado
Já inventaram as aulas de spinning, com as bicicletas agrupadas; de running, com as esteiras enfileiradas; e agora tem a "spinning plus", que ganhou os aparelhos de transport na sala. A ideia de juntar bicicletas e elípticos (o popular transport) em uma mesma aula, com 55 aparelhos no total, partiu da academia Companhia Athletica, na Zona Oeste.

A nova atividade teve início há poucos dias. Segundo os professores, muitos alunos acabam fazendo duas aulas seguidas, cada uma em um equipamento.

Daniel Adler, sócio da academia, acredita que a novidade irá repetir o fenômeno que ocorreu há 15 anos com as aulas spinning, já que hoje, segundo ele, o transport ocupa grande parcela de aparelhos na musculação.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário