Header Ads

Cãibras: entenda o que são e saiba como evitá-las






aumentar fonte diminuir fonte imprimir

Cãibras são contrações repentinas, breves e dolorosas de um músculo ou grupo muscular. As cãibras são caracterizadas por apertos musculares involuntários que ocorrem com mais frequência durante ou após atividades físicas intensas, e ocasionalmente em repouso, podendo ser causadas por diversos fatores.

As cãibras podem ser desencadeadas após exercícios puxados, e geralmente duram segundos, podendo-se observar o endurecimento do grupo muscular durante sua atuação. O desaparecimento da mesma, na grande maioria das vezes ocorre subitamente. 

A literatura aponta várias causas para o surgimento da cãibra, porém não há nada comprovado cientificamente. Entretanto o principal fator parece ser o cansaço muscular (fadiga) em indivíduos mal preparados fisicamente e que se submetem a esforço físico exagerado.

Outro fator é o calor associado ao suor excessivo com perda de cloreto de sódio (encontrado no sal de cozinha). As cãimbras podem ser causadas por uma circulação inadequada aos músculos, gerando assim uma isquemia local (falta de suprimento de sangue para um determinado grupo muscular).
 
Para evitar as cãibras, siga algumas práticas:

1. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;
 
2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios "pesados", e "intensos", e com transpiração abundante, com uma bebida esportiva/isotônico; ou mesmo água, se o exercício não for tão intenso;
 
3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal, mas tome cuidado) e descanse os músculos após um treino intenso.

4. Durante os treinos, o corpo está sujeito a perder potássio assim a banana, fonte de potássio, previne a cãibra. A vitamina B6 da banana ajuda a aumentar a energia do organismo e favorece a recuperação dos músculos depois do exercício

Fonte: Saúde Plena.

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.