Header Ads

Treinador: profissão pressão


reparar e comandar treinos, estudar adversários, encarar viagens curtas ou longas, preocupar-se com dez, 20, 30 marmanjos ou marmanjas, sofrer durante os jogos de sua área limitada sem poder fazer muita coisa, dormir pouco, curtir a família menos ainda. Essa é a rotina estafante do treinador. Seja de futebol, basquete ou vôlei, o estresse é o mesmo, causado principalmente pela pressão que envolve a necessidade de resultados positivos. O AVCh (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico) que acometeu domingo o técnico do Vasco Ricardo Gomes, levantou questão importante: a necessidade dos cuidados preventivos e da atividade física também para os comandantes.

Na opinião do médico do São Bernardo FC, Rui de Oliveira, tal medida é ideal para evitar problemas. "Os treinadores têm que prezar pela saúde, porque passam muito nervoso. Pelo menos duas vezes por ano precisam fazer exames de coração, sangue, neurológico... Por exemplo: dois técnicos, que não posso dizer o nome, tiveram câncer de próstata nos últimos anos pois nunca haviam feito exame de toque. Que o caso do Ricardo Gomes sirva de lição e que os treinadores façam exames e atividade física", indicou.

No Grande ABC, os técnicos estão bem de saúde. Ou pelo menos foi o que disseram. Rotta, do Santo André, Luís Carlos Martins, do São Bernardo FC, Júlio César Passarelli, do EC São Bernardo, Laís Elena, do basquete feminino andreense e Rubinho, do vôlei masculino são-bernardense e da Seleção Brasileira, admitem o quanto faz mal a pressão sofrida no cargo.

"É o que escolhemos como profissão e temos que encarar. Gosto do que faço, é prazeroso, mas ao mesmo tempo muito exigente e pesado", diz Rubinho. "É desgastante, principalmente durante os 90 minutos do jogo", completa Luís Carlos Martins.

Na cultura do futebol brasileiro, técnicos estão sempre com a corda no pescoço, sob obrigação de vencer sempre. Duas ou três derrotas geram crise e já se pensa em substituição, fator mais prejudicial, na visão de Passarelli. "Infelizmente, torcedores e comentaristas esportivos interferem diretamente nisso, além de toda a pressão interna. Cabe a nós uma responsabilidade extrema", afirma. "O treinador do Arsenal, por exemplo (perdeu de 8 a 2 do Manchester United, domingo) não trabalharia mais no Brasil. Nossa responsabilidade judia muito da questão psicológica, gera estresse enorme", comenta Rotta.

E não é porque Laís Elena está no basquete que tem menos cobrança. "Acho que é pior. Quando a 30 segundos do fim você está ganhando por um ponto e vê o adversário indo ao ataque, acelera batimento cardíaco e tudo mais. É um esporte mais competitivo", defende.

Dos livros à pesca: as diferentes formas de relaxamento

Os métodos adotados pelos treinadores do Grande ABC para sair da pressão do dia a dia são variados. Rubinho, do vôlei, prefere correr. Rotta, do Ramalhão, caminhar e ler - mesmo que sobre futebol. Passarelli, do Cachorrão, não dispensa cinema. Luís Carlos Martins, do Tigre, adota a televisão. Já Laís Elena, do basquete, gosta é de pescar. "Para mim funciona como terapia. Me sinto bem e volto revigorada", revela ela.

Rubinho e Passarelli dizem já ter sentido na pele (ou no organismo, no caso) as consequências do excesso de pressão e trabalho. "Cinco anos atrás eu ficava na loucura de não dar tempo para outras coisas e me fazia mal fisicamente. É importante se desligar em algum momento", conta o comandante do vôlei são-bernardense e nacional.

 "No ano passado, quando disputava vaga para a segunda fase do Paulista Sub-20 pelo São Bernardo FC, precisávamos do empate. Aos 44 minutos do segundo tempo, passei mal, tive dores estomacais por causa de todo aquele nervoso", lembra o comandante do EC São Bernardo.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário