Header Ads

Estimule movimentos de uma criança desde o nascimento

Uma boa dica para os pais ocupados, que não passam o tempo que gostariam com os filhos, é adaptar a casa à criança, de modo que ela tenha espaços que estimule seus movimentos, sugere o professor de educação física Luciano Basso, doutor da Escola de Educação Física e do Esporte da USP (Universidade de São Paulo). Isso sem contar que, sempre que possível, deixar a criança brincar ao ar livre, se movimentando ao máximo.
- Tem que pensar que tipo de ambiente eu cultivo e construo para meu filho. No mundo moderno a gente procura o conforto, mas o conforto é contra o movimento.
Mesmo sem perceber, muitos pais acabam estimulando o sedentarismo nos filhos por estarem cansados por um dia de trabalho ou para não colocar a casa abaixo. Isso mesmo quando seus pequenos não têm outro espaço para brincar, já que não vão à rua por causa da violência.
Para deixar a casa mais apropriada às brincadeiras infantis, veja abaixo as sugestões do professor para deixar a casa mais adequada aos pequenos.
- Crie um ambiente para engatinhar: para os bebês que ainda não andam, os espaços devem ter espaço suficiente para que ele possa rastejar bastante e interagir com brinquedos.
- Deixe objetos seguros à mão dos bebês: faça prateleiras ou caixas onde ele possa pegar e guardar os brinquedos. Assim ele se movimenta tanto na ida, quanto na volta. Claro que os objetos devem ser feitos com materiais seguros, com tamanho seguro para evitar que sejam engolidos, inquebráveis e não pontiagudos. O ideal é que estimulem a manipulação, como chocalhos.
- Brincadeiras com bolinhas: chutar ou pegar o brinquedo e arremessá-lo são bons exemplos de queima energética.
- Crie um espaço para andar, correr, saltitar: se a criança já andar, crie um ambiente para ele poder se movimentar como bem quiser, seja correndo ou andando de motoca. Vale emborrachar o piso e evitar que ele fique escorregadio. Deixe brinquedos sempre por perto.
- Estimule brincadeiras com outras crianças: essas atividades são indicadas a partir dos quatro anos para mais, como a brincadeira de bonecas e casinha, dependendo da intensidade. A partir dos cinco, seis anos, brincadeiras mais ativas como pega-pega e pique-esconde são bons exemplos de atividade física.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário